DO EDITOR

 
CRÔNICA:
 
ÔNIBUS PARA OS ESTUDANTES.  BOM ERA ANTIGAMENTE.
 
Lembro bem como era antes. Um ônibus e dava pra todos os universitários de Areia Branca ir a Mossoró assistir suas aulas da faculdade. Lembro por causa do meu irmão mais velho, Tião, pois eu mesmo nunca fiz o curso superior (fui servir a pátria e esqueci de mim).
Estrada de terra batida, uma dificuldade danada, mas a vontade de se formar era tanta que nada incomodava os bravos estudantes da época, que hoje estão aí como médicos, advogados, etc.
A situação dos de hoje é bem diferente e ao mesmo tempo se assemelha. Enquanto os de outrora não tinham estrada asfaltada, melhores escolas, internet e outras coisas mais do mundo globalizado, os de hoje têm. E tem ônibus, vários ônibus. Então onde está o problema?
O problema são os cursistas e bolsistas; quer dizer, estudantes também, que segundo os universitários ocupam os lugares nos ônibus que por “direito” são deles.
Os universitários têm uma associação, a AUA (Associação Universitária Areiabranquense), mas se os ônibus são cedidos aos estudantes, todos que comprovadamente estudam em Mossoró devem ter o mesmo direito de ocupá-los. Agora, se são cedidos à AUA e não aos estudantes em geral, que se formem então novas associações: a dos bolsistas (ABA) e a dos cursistas (ACA) e reivindiquem seus direitos junto ao poder público municipal. Diga-se de passagem, com nossas ruas estreitas, onde iria caber tanto ônibus no mesmo horário? Hoje em dia já fica um verdadeiro caos no centro da cidade quando os tais ônibus vão pegar os alunos nas paradas. Por outro lado, se não houver mais ônibus para serem alugados seria bom pensar desde já, na idéia de alugar as balsas da travessia Areia Branca-Grossos e outros ônibus que possam ficar do outro lado do Rio Ivipanim para poder transportá-los com mais tranqüilidade.
Em ultimo caso, podemos esperar a tão falada ponte sair do papel e da boca dos políticos e virar realidade logo. Senão, lá por volta do ano 2025 ou mais, iremos encontrar a AUA, a ABA e a ACA, se enfrentando ferozmente nos gabinetes, em audiências e reuniões pra ver quem consegue mais ônibus da prefeitura. E lá de cima meu mano Tião, com certeza irá dizer: - Bom era no meu tempo!  Balançava, atolava,  “dava prego”, mas era gostoso!                                                                                                                                                   
Por: Sérvulo Caetano